top of page
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Qual água usar nas regas?


A água utilizada na rega é um dos fatores essenciais para boa colheita. É por onde a planta recebe os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Cada fase irá requerir diferentes níveis de diferentes nutrientes, durante a fase vegetativa a planta consome mais nitrogênio, por isso é comum que os fertilizantes para fase vegetativa possuam a maior porcentagem de nitrogênio em suas misturas, logo, os fertilizantes para a fase de floração, são mais ricos em potássio, nutriente requerido para produção de flores.

pH

O pH determina o balanço entre o alcalino e o ácido, e é medido numa escala de 0.0-14.0, onde 0.0 é o extremo ácido, 14.0 representa a alcalinidade máxima, e 7.0 é conhecido como o nível neutro.

Ervas como a cannabis possuem a maior taxa de absorção de nutrientes em solo, com o pH da solução regulado em 6.3-6.5, já cultivos hidroponicos, onde se utiliza substrato totalmente neutro, o pH pode ser regulado à 5.5-5.8 para a melhor absorção dos nutrientes em geral. Confira a ilustração abaixo:

COMO MEDIR O PH

As duas opções mais populares de medidores, são os testes de gota manual, ou uma caneta medidora digital. Ambos funcionam com grande eficiência para o propósito de cultivo, porém a caneta digital pode vir a ser mais acurada.

Testes de gota podem ser facilmente encontrados em lojas de petshop/aquário, já as canetas digitais você pode encontrar no Mercado Livre.

COMO REGULAR O PH

O pH da solução de rega pode variar por diversos motivos. Growshops e lojas online vendem produtos de pH UP e pH DOWN, que são convenientes e altamente recomendados para o ajuste do pH. A mistura pode ser regulada também utilizando produtos comuns de casa. Se a água está muito ácida, você pode subir o pH utilizando um pouco de bicarbonato de sódio ou cinzas de madeira. Se a água está muito alcalina, você pode abaixar o pH utilizando ácido nítrico, ácido sulfúrico, ácido cítrico (Vitamina C), ou vinagre.



PPM

A medida de ppm (partes por milhões) serve para determinar a quantidade de sólidos dissolvidos na água, e pode ser medido com uma caneta própria para medir ppm, encontrada facilmente em lojas online.


Abaixo do valor 040ppm, o pH é irrelevante, já acima de 150ppm o uso não é mais indicado no caso em que o cultivo da planta está sendo realizado com solo orgânico, pois a alta concentração de minerais desconhecidos na água pode vir a desequilibrar os nutrientes e microorganismos presentes no solo (A não ser que esteja regando com fertilizantes, e se sabe o que está dissolvido na água). Em cultivos com aditivos químicos, também não é recomendado o uso de água com nível acima dos 150ppm pois raramente se tem conhecimento do que está dissolvido em água de torneira, correndo o risco de interferir no balanço químico do fertilizante. Caso o ppm da água esteja acima de 150ppm, recomenda-se usar um filtro deionizador ou um filtro de osmose reversa para diminuir a carga mineral.

CLORO

É muito normal as companhias de saneamento de água usarem cloro e/ou cloramina para desinfecção da água de torneira, por isso caso for usar água de torneira. Visto isso, é essencial pelo menos o uso de um estágio de filtro de carvão, ou o decanto da água por 24h para que o cloro possa evaporar ou ser removido por um filtro. Ambos os processos são eficientes para a remoção do cloro e da cloramina.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES

bottom of page